1.8.09

Pq não ao Desmembramento da UFCG?

Antes de tudo, quero deixar claro que as palavras a seguir podem não ter embasamento com a realidade ... pois .. eu como mera estudante - ou manipuladora de opiniões - não estou numa posição hierárquica boa para torná-las reais mesmo que imaginárias [ou não, né J.J.?] - eles sim! :P

Quem quiser expor sua opiniao concordndo ou não com a minha sinta-se a vontade de fazer um novo post, é só enviar para: cxdeleite@gmail.com

Se forem incoerente, incongruentes, incorretas, imbecis ... não importa. As imagens literais a seguir fixaram-se em minha mente, mas podem tentar me corrigir... sempre há uma esperança não é?

-----------> Texto retirado das página de recados do Fera Noturno Wanderley quando o mesmo me perguntou o pq eu sou contra o desmembramento já que "só traz coisa boa"

olá! :)
bom wanderley, eu não sei o motivo dos outros. Na minha opinião - e se eu estiver errada um dia me arrependerei das idéias atuais - não há criação de novo campus. Há destruição.

Pq? Pq o projeto de lula é de Criaçao de novas universidades.
Desmembrando a Ufcg e transformando-a não vai trazer beneficios a ngm.
Pq ngm ?
Pq o projeto visa a abertura de novas vagas universitarias, novos processor de inclusao da populaçao na vida academica. Transformando a ufcg em "a new universidade" haverá aumento de vagas? não. novas pessoas vao ingressar ? não.

Eu seria de acordo com a efetiva criaçao de uma nova universidade. O q estao fazendo é apenas uma transformação.
Não há nada de evoluido nisto. Apenas estão mudando o nome, desmembrando, e ilusoriamente abrindo uma nova nstituição, a qual não terá nenhum gasto com construção do prédio e nem com a seleção de novos alunos e professores.
Não gerará emprego nem desenvolvimento estudantil. Quanto ao doutorado e mestrado sendo da ufcg ou da ufpb ou da usp ..o campus pode ficar a 2h ou 7h de distancia do centro universitario ... os professores receberão a mesma dotaçao financeira para terem seus estudos.
Cada aluno vale 15.000 (quinze mil) reais por ano para o estado, mudando ou não o nome da faculdade continuará o mesmo valor. Se a direção do campus ufcg recebe tal quantia e a mesma direção se repetirá na nova instituição ... haverá realmente diferença? Sou muito cética, não só quanto a isso. Além do mais, eu adoro a produção cientifíca e minha vaidade impede trocar a ótima colocação da ufcg no requisito cientifico do CNPQ (q é maior ate que o da ufpb) por o de uma faculdade que vai começar a engatinhar.
Se ela der certo... ótimo! Fico feliz :) mas isso não será imediato... e a minha vida é imediata, ja planejo o fim do meu curso e preciso de uma instituição forte para eu caber na profissao q desejo.
Além do mais, transferencia de poder em cidade de interior ...ainda é coronelismo.

5 comentários:

Alysson Dreyffus disse...

^^
boa...

Valfredo Mateus disse...

adooooroooo! eu ainda continuo insistindo na politicagem dessa situação toda. voue escrever um texto e brevemente envio pra ti.

Unknown disse...

-
Pois é...
Até agora eu não vi nenhum benefício nesse desmembramento. Concordo com vc qdo diz q haverá apenas uma transformação. Criar? Transformar? Creio que exista alguma diferença nesses dois verbos? Ou estou enganada? As reuniões e debates que ocorreram até hoje não me fizeram entender qual o ponto positivo de se 'dividir' uma instituição q foi 'desmembrada' a menos de uma década, que não apresenta uma estrutura consolidada e inúmeras deficiências (falta de professor e de material, etc.). vamos até onde isso vai parar. Até que me mostrem o q há de bom nisso, eu continuo dizendo NÃO ao Desmembramento. Continuo preferindo a CRIAÇÃo de uma Universidade. "É melhor somar do que dividir". (:

Até!

MonaliZA
-

Unknown disse...

-
Errata:
[...] e que possui inúmeras deficiências [...]*

-

Universidade Federal no Sertão da Paraíba disse...

Parabéns, amiga, pela abertura ao diálogo.
Caso fosse ocorrer somente o desmembramento da UFCG eu, possivelmente, também seria contra.

A verdade, porém, é outra!

A criação da Universidade Federal no Sertão da Paraíba terá condições de, no mínimo, DOBRAR A OFERTA DAS ATUAIS VAGAS existentes em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, pois, DUPLICARIA os centros de Patos, de Sousa e de Cajazeiras, ALÉM DE CRIAR NOVOS CENTROS EM OUTROS MUNÍCIPIOS, a exemplo de ITAPORANGA e SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE... a questão ainda está em aberto e outras cidades podem ser beneficiadas, SANTA LUZIA ESTA SE ORGANIZANDO, BONITO DE SANTA FÉ E UIRAÚNA TAMBEM... sem se falar na região de Catolé do Rocha - São Bento.

Além de novos campi, novos centros, haveriam novos cursos e novas vagas docentes, para funcionários e para ALUNOS.

Creio que ESTA FALTANDO MAIS INFORMAÇÕES, as pessoas estão se posicionando pelo que pensam que é, e não pelo que, em verdade, é!

O CCJS criou, a partir dos seus professores, uma comissão para estudar o assunto. O presidente da Comissão É O PADRE PAULO HENRIQUE.

Creio que as informações, agora, serão mais difundidas.

Forte abraço.