30.8.08

A atuação do professor medalhão

Para os apreciadores de Machado de Assis, segue um poema feito com base no conto "Teoria do Medalhão".

Por Clécida Simone do Rêgo.
Graduanda do curso de Direito-UFCG/Sousa/PB


Um dia me falaram de tal medalhão
Que atua na educação.
Achei interessante essa denominação
Pedi que me dessem uma explicação
Quis saber de que se tratava
E o que é esse tal medalhão.

Disseram-me que é uma pessoa
Que aparenta ser o que não é.
Leva a vida numa boa
Não se importa com o que é.
Atua no ensino fundamental,
Médio e mobral,
Leciona na universidade achando-se o tal.

Anda sempre com muitos livros
Até porque faz parte e é normal.
É um profissional bacana
Às vezes é sedutor durante a semana.
Fez especialização, mestrado e até doutorado.
Mas lhe falta repassar um pouco
Do que aprendeu para o alunado

Não tem muito tempo pra planejar as aulas
Disfarça sempre sorrindo
Pra parecer bonzinho
Mas coitados dos alunos
Se perderam no caminho

Dá poucas explicações das suas exposições
Os alunos não entendem ele diz que é assim:
- Que o tempo está curto que ele ganha pouco
Que está angustiado, que a vida é um sufoco.
Mas fala sutilmente parecendo inocente
Tentando fazer com que
Os alunos não se descontentem.
Que achem ele o tal e digam que é legal.

Diz aos alunos que estudem mais
Mostrando claramente o que ele não faz
Deixando transparecer o seu sofrimento
De não ter aproveitado todos os momentos
De quando era estudante, porque brincou demais.
Ele diz aos alunos que leiam muito
Por que ele lê tudo e muito mais,
Mas não expressa com clareza
O trabalho que ele faz.

Exige o que não explorou
E até o que o pensou em explicar
O aluno não sabe como estudar
Ele diz não se angustie você é um aprendiz,
Não se sinta um infeliz


Fala isso porque sabe
Que a maioria do alunado
Não gosta de labutar
Pois preferem mais brincar a estudar.
Porém tem cuidado pro aluno não se enraivar.

Conduz as aulas da maneira que convém
Quando o aluno reclama não se sente bem
Arranja pretextos para se redimir
Faz com delicadeza querendo rir.
Se perceber que o aluno não é bajulador
Maltrata o coitado e age como opressor.

Às vezes acusa esse aluno de ser perturbador
Coloca a turma contra o aluno que reclamou
Que reclama porque não ver
Nesse tipo de professor
Valores altruísticos com um toque de amor,
Que assuma sua função
Com dignidade e temor
Que respeite o aluno porque ele tem valor.

1 comentários:

Unknown disse...

"Conduz as aulas da maneira que convém
Quando o aluno reclama não se sente bem
Arranja pretextos para se redimir
Faz com delicadeza querendo rir."


será que isso me lembra alguém?
ow ow ow...

será?
Oo